Clube de Histórias e Poesias

Chegou ao fim mais um projecto da nossa escola! A turma do 3ºB envolveu-se durante o ano lectivo num projecto bastante enriquecedor e transversal.

O “Clube de Histórias e Poesias” foi um projecto que pretendeu tirar o máximo partido das ferramentas Web 2.0, nomeadamente da utilização cooperativa da Internet. Na aula TIC, os alunos utilizaram uma ferramenta disponível no site Tikatok, que permite a criação e edição online de pequenos livros. A edição passa pela mudança do tamanho e cor da letra e da página, assim como o carregamento de imagens (desenhos ou fotografias) de modo a ilustrar o texto digitado.

Na sua sala de aula (ou não), os alunos, juntamente com o seu professor curricular, trabalharam as pequenas histórias inventadas que depois foram digitadas directamente no site. Para cada história foi elaborada uma ilustração. O mesmo se passou em relação às poesias. Com a ajuda da professora do Clube de Poesias, os alunos inventaram pequenos poemas temáticos relacionados com as datas mais importantes do ano (S.Martinho, Halloween, Natal, etc.). Depois foi só ilustrar e, mais uma vez, inserir todo o conteúdo no site.

O livro daí resultante está disponível online mas também foi encomendada a impressão em papel. Será mais uma obra para a nossa biblioteca e uma experiência diferente para os alunos que terão nas suas mãos um livro por eles pensado e elaborado.

1 comentário

  1. Ver para crer! E não é que o livro vai ficar um espectáculo? Como as crianças conseguem fazer trabalhos tão inovadores…PARABÉNS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *