Demonstração CAP3R

A nossa escola recebeu hoje a visita do professor Emanuel Garcês, em representação do Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas (GMTE), que nos proporcionou uma manhã lúdica e de aprendizagem com robôs. Esta iniciativa insere-se no projeto CAP3R – Capacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias de 3D e 3R´s (Robótica, Realidade Aumentada e Realidade Virtual) – e que proporciona às escolas momentos de aprendizagem dinâmica e divertida, envolvendo os alunos e despertando a sua curiosidade e imaginação.

Todos os alunos, do Pré-Escolar ao 4º ano, tiveram a oportunidade de assistir à demonstração orientada sobre os diversos robôs (Cubeto, Lego Mindstorms, Roamer, Robonova e, um dos mais apreciados, o Pleo).

Este tipo de iniciativas, juntamente com as diversas atividades realizadas no contexto da aula de TIC, pretende desenvolver a capacidade de resolução de problemas e de raciocínio lógico e abstrato através da iniciação às Ciências da Computação. Com estas iniciativas, os alunos podem familiarizar-se com termos como programação, código, linguagem computacional, sequências, comandos, repetições, lógica e muitos outros, contribuindo para a sua literacia digital e aprendendo de forma divertida e colaborativa.

Nos próximos dias, os alunos terão a oportunidade construir alguns destes robôs e de explorar mais a fundo as suas potencialidades nas diversas salas de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *