Dia da Família 2012

Como previsto, comemorámos hoje o Dia da Família. A festa realizou-se no Centro Cívico de Estreito de Câmara de Lobos e abordou, como seria de esperar, a temática da família. O nosso painel de convidados muito enriqueceu a discussão sobre o tema. 

A professora Lúcia Fragoeiro, docente do ensino especial na nossa escola, apresentou algumas ideias, discutindo a relação escola-família e a importância do sucesso desta parceria. Uma complementa a outra e ambas, em harmonia, desempenham um papel importantíssimo no desenvolvimento da criança. 

Depois foi a vez da apresentação do livro Ogima pelo seu autor, o escritor Francisco Fernandes, e pela sua ilustradora Anabela Machado. Este excelente livro, destinado essencialmente ao público infantil, aborda de forma leve e intuitiva algumas das problemáticas que afetam as crianças e as suas famílias, como sejam o abuso do álcool ou drogas, a exploração, a violência ou o assédio. É necessária muita arte criativa para abordar estes temas sem nunca mencionar diretamente aquelas palavras. 

Seguindo esta temática, a Dr.ª Susana Pedra, psicóloga do Centro de Segurança Social da madeira, fez uma apresentação denominada “violência na família: por que não?” onde apresenta algumas das razões porque não devemos tolerar esta prática. 

Antes do intervalo ainda houve tempo para uma atuação do coro infantil da escola da Marinheira e para um dueto musical entre uma aluna da escola e a sua mãe. 

Após o lanche partilhado pelos alunos e os seus familiares, passou-se à realização do nosso concurso de karaoke. Foi um momento ao mesmo tempo divertido e enternecedor uma vez que foi emocionante ouvir alguns alunos cantarem, lado a lado, com os seus familiares mais próximos, essencialmente as mães. 

Este tipo de comemoração tem cada vez mais sentido uma vez que as famílias, assim como a sociedade, estão em mudança. As famílias de hoje já não são regidas pelo modelo tradicional do passado. Realmente, o que faz uma família é o amor, independentemente de quem a constitui. Falar do dia do pai e dia da mãe ainda tem (e terá sempre) sentido mas o conceito de família (quer o queiramos ou não) está mais alargado e sujeito a novos paradigmas, fruto da evolução da sociedade. Porque muitos alunos têm os seus progenitores ausentes (independentemente do tipo de ausência, forçada ou não, física ou não) apostámos em celebrar a verdadeira família, aquela que resulta do amor, do carinho, da presença nos bons ou nos maus momentos.

Veja algumas fotos abaixo.

1 comentário

  1. Foi uma comemoração diferente que congregou alunos, professores, pais e outros familiares. Revestiu-se de grande importância, uma vez que nunca é demais lutar por melhores condições de vida das nossas crianças. Parabéns a todos os que tornaram possível este dia e de uma forma especial à profª Lúcia Fragoeiro pela sua brilhante prestação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *