Dia Eco-Escolas 2014

Pensar no futuro é agir no agora” – este foi o lema que deu o mote à comemoração do Dia Eco-Escolas, na EB1/PE Marinheira; o Projeto Eco-Escolas, de ampla diversidade de campos de intervenção, celebrou mais um ano, neste que é o Dia Mundial do Ambiente.

Toda a escola se uniu, para ver o hastear da Bandeira, símbolo representativo das boas práticas ambientais adotadas por toda a comunidade escolar. Ao som do “Hino à Floresta”, as crianças viram surgir no ar, o verde da Bandeira, elemento emblemático das questões ambientais.

Retomando o lema apresentado, foi dado a conhecer a toda a comunidade escolar, um Projeto de intervenção, denominado “Vela por Óleo”, cujo principal objetivo se relaciona com a recolha de óleos domésticos, de modo a que estes não acabem poluindo as redes de esgoto, saneamento, rios e mares. A outra vertente do Projeto, de caráter mais lúdico, consiste em criar velas aromáticas, totalmente amigas do ambiente, a partir da utilização desses mesmos óleos domésticos. As crianças puderam observar todo o processo de constituição destas velas, em que para além do elemento já referido (óleo doméstico), foi utilizado como recipiente da vela, uma das (muitas) tampas que a Escola foi recolhendo ao longo do tempo.

Associando esta iniciativa, as crianças, no dia de hoje, puderam entregar todo o material em plástico que foi recolhido ao longo do ano, tampas, garrafas, garrafões… A esta comemoração juntaram-se alguns elementos da Associação Nacional de Deficientes, pertencentes ao Núcleo da Região Autónoma da Madeira. O seu Presidente, fez uma apresentação do Projeto “Dê uma tampa à (In)Diferença”, de modo a que as crianças pudessem entender melhor o processo pelo qual a Associação atravessa, de modo a que, no final, possam ajudar inúmeras pessoas, através da venda desse mesmo plástico em troca de material reabilitador, de pessoas com necessidades especiais.

O dia foi em grande: homenageámos a Natureza, consciencializámo-nos de práticas fáceis e divertidas de evitar poluição ambiental e contribuímos para poupança de desperdícios, que se transformam em mudanças de vida, para muitas pessoas. De certo modo, sentimos que o dever foi cumprido, sempre com a ideia de que no amanhã podemos sempre fazer e ser melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *