Dia Eco-Escolas 2015

O mundo é uma casa emprestada” – este foi o lema que deu o mote à comemoração do Dia Eco-Escolas no dia 22 de abril. O Projeto Eco-Escolas, de ampla diversidade de campos de intervenção, celebrou mais um ano, neste que é o Dia Mundial da Terra.

Toda a escola se uniu, para ver o hastear da Bandeira, símbolo representativo das boas práticas ambientais adotadas por toda a comunidade escolar. Ao som do “Hino à Floresta”, as crianças viram surgir no ar, o verde da Bandeira, elemento emblemático das questões ambientais.

Tendo em conta os temas abordados ao longo da implementação do Plano de Ação do Projeto, foram apresentados a toda a comunidade escolar, dois novos elementos: duas espécies de peixes. Foi lançado o desafio de cada aluno sugerir quais os nomes a adotar. O tema da biodiversidade revelou-se de muito interesse, daí ter surgido a ideia da escola tomar a iniciativa de proporcionar um aumento de biodiversidade em contexto escolar.

A outra vertente desta comemoração, de caráter mais lúdico, consistiu em proporcionar aos alunos, oportunidades de diversão lúdico-pedagógica, em que foram apresentados vários jogos relacionados com os temas dos Resíduos (colocar lixo separadamente, nos ecopontos corretos), Biodiversidade (identificação de espécies marinhas) e Floresta (puzzles, contendo espécies de aves e plantas pertencentes à floresta Laurissilva). Assim, os alunos foram apreendendo informações, de uma forma mais divertida!

Finalmente e como comemoração do dia World Day’s of Action, foi realizado um pequeno piquenique sustentável, em que foram apresentados duas espécies alimentares, cultivadas de forma amiga do ambiente, sem recorrer a produtos químicos. Foram feitas infusões de chá, com algumas das plantas dos canteiros móveis da escola e fez-se doce de abóbora com a participação de Encarregados de Educação, que, gentilmente, nos cederam o legume plantado biologicamente. As crianças puderam, assim, saborear alimentos produzidos de uma maneira sustentável, sem recorrer a métodos de embalamento que recorrem a produtos nocivos ao planeta! Para além de ser mais barato é mais saudável e mais saboroso!

Coincidente com a Semana da Biblioteca, os alunos que foram realizar a Hora do Conto à Feira do Livro, recorreram à coleção de Livros do Gui, que, para a sua produção, são considerados os gastos com a pegada carbónica e redução de gastos.

O dia foi em grande: homenageámos a Natureza, consciencializámo-nos de práticas fáceis e divertidas de evitar poluição ambiental e contribuímos para poupança de desperdícios, que se transformam em mudanças de vida, para muitas pessoas. De certo modo, sentimos que o dever foi cumprido, sempre com a ideia de que no amanhã podemos sempre fazer e ser melhor.

Veja algumas fotos deste dia clicando AQUI.

Visite o nosso sítio web dedicado ao projeto Eco-Escolas clicando AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *