Flauta Maravilhosa (História Animada)

Escola da Marinheira

Aproveitando a história tradicional Uma Flauta Maravilhosa desenvolvida no projecto Contos em Rede alguns alunos do 3º ano têm vindo a fazer uma abordagem diferente. A intenção é a criação da história usando stop motion, ou seja, imagens paradas (fotografias), que depois de juntas criam um vídeo.

A exploração da história já tinha sido realizada aquando do projecto Contos em Rede, pelo que se partiu para a elaboração dos cenários e personagens, fotografia e montagem, optando-se por figuras desenhadas em vez de personagens tridimensionais. Refira-se também que foi feita a gravação áudio das falas das personagens pelos alunos. Pretendeu-se, assim, proporcionar aos alunos uma abordagem diferente à exploração tradicional de uma história.

Bem, o resultado final não é perfeito mas, para uma primeira vez, não se pode exigir mais, até porque o grupo debateu-se com com vários problemas que variaram desde a falta de tempo até a insuficiência de recursos técnicos, passando pela novidade neste tipo de projecto.

Fica, no entanto, a nota de interdisciplinaridade e exploração de diferentes softwares que o projecto História Animada proporcionou.

Por questões de espaço, a qualidade do vídeo foi reduzida.
 

2 comentários

  1. Parabéns pelo trabalho! O resultado ficou muito bom! Sou Professora no Brasil – Rio de Janeiro e venho utilizando a animação com o objetivo de promover a leitura e a escrita. Os alunos produzem histórias fantásticas, contos ou utilizamos lendas indígenas brasileiras para o aluno animar. Desta forma, os alunos constroem personagens e cenas. Utilizamos a técnica stop motion usando desenho 2D, pixilation e massinha. O resultado é o fantástico! Possibilita como você afirma o trabalho interdisciplinar além de, promover a melhoria das relações no trabalho em grupo, elevação da auto-estima, etc. O nosso problema maior é a questão técnica, já que, os softwares utilizados nem sempre apresentam qualidade na animação.
    Parabéns!
    Margareth Barboza

  2. Muito obrigado pelo seu comentário. Pelos vistos todos nos deparamos com os mesmos problemas ao nível do software que são visíveis no nosso resultado final, principalmente ao nível da qualidade do som e imagem… por isso torna-se difícil partir para a animação 3D.

    Já agora, tem algum sítio onde possamos ver o seu resultado final?

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *