Pão-por-Deus

Hoje, dia 31 de outubro, a escola a Marinheira comemorou, uma vez mais, a festa o Pão-por-Deus.

Esta celebração de tradição popular acontece anualmente no Dia de Todos os Santos, contudo, atendendo a que este dia é feriado, a Escola antecipa para o dia anterior.

Durante a semana, toda a comunidade envolve-se na preparação desta festa. Na Expressão Plástica, os alunos elaboram, com material reutilizado, os saquinhos do Pão-por-Deus e fazem composições alusivas. Nas aulas de Música, os alunos fazem dramatizações e entoam canções de outono e Pão-por-Deus e em Educação Física o docente dinamiza alguns jogos tradicionais. Nas aulas Curriculares e Pré, os Docentes/Educadores elaboram trabalhos e efetuam pesquisas sobre a origem desta celebração, recorrendo às aulas TIC. O Docente responsável por este projeto, com o apoio de toda a comunidade escolar, monta a exposição de trabalhos no Hall de Entrada e elaboram os arranjos com elementos naturais.

Ao longo da semana, os alunos trazem frutos desta época e colocam-nos num cesto em cada sala, para posteriormente fazerem a partilha. Essa partilha é feita em contexto de sala de aula e esse momento serve também para os alunos desenvolverem a socialização e dialogarem sobre alguns valores tais como a amizade, a solidariedade e o sentido de partilha.

Este ano, esta celebração foi intensamente vivida e registou momentos de grande alegria,  com alguma brincadeira à mistura e claro, no momento da degustação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *