SRPNE 2013

A SRPNE (Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais) decorreu na Região de 2 a 11 de dezembro e teve como objetivo envolver e sensibilizar todos aqueles que lutam por um futuro melhor para a população com necessidades especiais e alcançar níveis efetivos de inclusão social.

A escola da Marinheira associou-se a este iniciativa e, sob a dinamização das docentes de educação especial, foram realizadas diversas atividades com o intuito de promover na comunidade educativa a reflexão sobre a existência de cidadãos que, apesar de limitações de vária ordem, são alunos e seres humanos de pleno direito.

Destacamos a realização de intervenções com os alunos sobre a temática da inclusão e da diferença, em especial os pequenos gestos que todos nós podemos ter como forma de ajudar quem de nós precisa. Houve ainda lugar a uma exposição de trabalhos dos alunos, dramatização (ver vídeo abaixo) e à realização de uma marcha organizada pelo CAO de Câmara de Lobos e na qual participaram alunos de várias escolas do concelho.

Foi também publicada uma pequena revista comemorativa da SRPNE e que contém artigos de interesse para pais e professores. A revista pode ser consultada AQUI.

A galeria completa de fotografias das diversas atividades realizadas no âmbito da SRPNE 2013 pode ser vista AQUI.

Fruto da intervenção junto dos alunos, elaborámos também um pequeno vídeo sobre a visão das crianças sobre a diferença e as maneiras que encontram de ajudar quem precisa de nós.

Comentários dos alunos sobre a diferença e a forma como ajudam.

Os alunos da nossa escola inscritos na Educação Especial ensaiaram com as professoras especializadas e apresentaram uma pequena dramatização da obra O som das cores.

O som das cores de Paula Teixeira, dramatizada pelos alunos da escola da Marinheira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *