Visita de Estudo à Proteção Civil

No dia 8 de novembro, os alunos das turmas do 3º e 4º anos deslocaram-se a uma visita de estudo à sede da Proteção Civil, situada na Cancela.

Na chegada ao local os alunos foram recebidos pela equipa helitransportada que explicou a função daquele helicóptero. Logo de seguida, tiveram a oportunidade de entrar dentro do aparelho e ouvir algumas explicações relacionadas com o seu funcionamento. De seguida, foram para o auditório onde visionaram uma apresentação alusiva à Proteção Civil, suas funções, composição e instalações. Ao sair do auditório, os alunos puderam observar o helicóptero a descolar para uma saída de vigia.

Seguidamente, deslocaram-se para a sala onde se reúnem os diferentes membros da Proteção Civil em caso de catástrofe ou situação de emergência. Neste local os alunos ouviram algumas explicações, observaram previsões meteorológicas para a região nos próximos dias e tiraram algumas dúvidas.

Na sala seguinte, onde chegam as chamadas de emergência, tiveram a oportunidade, não só de ouvir algumas explicações sobre como se rececionam essas chamadas, como presenciaram a receção de três chamadas de emergência reais.

Quase no fim da visita de estudo observaram uma das viaturas da EMIR e alguns dos aparelhos que lá existem. Para culminar a visita de estudo, os alunos observaram o regresso do helicóptero.

Foi uma visita de estudo muito didática e sem dúvida com experiências importantes para os alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *