A Passo de Caracol

Mais uma vez, no âmbito do Programa Eco-Escolas, teve lugar na nossa escola uma palestra sobre biodiversidade, neste caso com destaque para os caracóis do nosso arquipélago. Para nos elucidar sobre este tema, o Dr. Dinarte Teixeira, Biólogo do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM veio à nossa escola e dirigiu-se aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos. Estes alunos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na nossa região para a redescoberta, resgate, proteção e conservação das diferentes espécies de caracóis.

Nesta palestra, os alunos puderam observar os materiais e utensílios que os biólogos e outros técnicos utilizam na sua ação no terreno quando desenvolvem a sua atividade. Puderam, ainda, obter informação referente a estes moluscos terrestres:

  • O que são?
  • Como são?
  • Onde vivem?

Foi-lhes facultada ainda informação/curiosidades sobre há quanto tempo habitam a Terra, número de espécies existentes, espécies em perigo, representações de caracóis na arte e arquitetura e lugares no mundo com mais espécies. Foi com orgulho que soubemos que o Arquipélago da Madeira figura no pódio desta classificação, sendo que a nossa região é o terceiro lugar no planeta Terra com mais espécies de caracóis.

Ainda houve lugar para que os meninos e meninas tirassem as suas dúvidas ou fizessem as suas intervenções.

Ao Dr. Dinarte Teixeira e ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza o nosso muito obrigado pela disponibilidade e pelo trabalho desenvolvido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *