Adoção de uma planta nativa

Ao longo do ano letivo 2025/2026, a nossa escola desenvolveu o projeto “Vamos conhecer a flora da Madeira? – Adoção de uma planta nativa”, da iniciativa do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN, IP-RAM), que possui um serviço de educação ambiental. Este projeto teve como objetivo a promoção do património florístico do arquipélago da Madeira e concretizou-se com a adoção de uma planta nativa pelas turmas do 3.º e 4.º anos doadas por este organismo. Para tal, pretendeu-se que os alunos obtivessem conhecimento sobre as mesmas e cuidassem delas em contexto de sala de aula, durante o ano letivo.

No primeiro período, as turmas do 3.º e 4.º anos responderem afirmativamente a esta proposta. O grupo do 3.º ano de escolaridade ficou responsável por uma Estreleira, Argyranthemun dissectum, e o 4.º ano por um Massaroco, Echium nervosum. As plantas nativas foram cedidas pelos viveiros florestais do IFCN, IPRAM, sendo que a escolha da planta foi feita pela equipa do IFCN. Cada um dos grupos comprometeu-se a cuidar da “sua” planta, tendo estabelecido uma relação com cada uma das plantas adotadas. Esta foi também, uma finalidade pedagógica deste projeto, ao estimular este tipo de empatia.

No decorrer do segundo período houve um segundo contacto com as turmas, que teve como objetivo a realização de um breve balanço e a adequação das metodologias adotadas por cada grupo.

Esta iniciativa entrou hoje, 20 de maio, na fase final, com a comunicação destas turmas a um grupo de técnicos do IFCN, desde um representante Corpo da Polícia Florestal da Madeira, o responsável técnico pelos Viveiros Florestais, a coordenadora técnica Isabel Freitas da Divisão de Sensibilização e Educação Ambiental do IFCN, a bióloga e investigadora Susana Fontinha e a técnica Cristina, do IFCN, que nos acompanhou ao longo destes meses. Estiveram ainda presentes duas avós de alunos do 3.º ano de escolaridade que auxiliaram no desenvolvimento deste projeto. No decorrer desta manhã foi feita a apresentação dos trabalhos realizados e dada informação das experiências vivenciadas pelas crianças, ao longo destes meses.

A nossa escola ficou muito agradecida por ter sido integrada neste tipo de iniciativa, e agradece a todos aqueles que se envolveram e que estiveram presentes nesta atividade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *