Drama against Bullying

De 6 a 8 de junho de 2022, a nossa escola participou no terceiro encontro do projeto Friends at Home, Friends Abroad. Intitulado Drama against Bullying, este foi um intercâmbio de curta duração de grupos de alunos que reuniu alunos e professores de Espanha, Turquia, Portugal, Bélgica e Roménia. O encontro aconteceu em Branesti, Roménia, e foi organizado pelo parceiro Scoala Gimnaziala Nr. 1 Branesti. A nossa escola participou com dois professores e quatro alunos.

A nossa equipa chegou um dia mais cedo e, como tal, decidiu passear pela capital da Roménia, Bucareste.

No primeiro dia do encontro, a manhã foi passada no Centro Cultural de Branesti onde assistimos às apresentações dos países parceiros e participámos em atividades virtuais com os alunos da Turquia. Após o almoço fomos conhecer a escola anfitriã Scoala Gimnaziala Nr. 1 Branesti onde visitámos as salas e realizámos divertidos workshops de música e drama. Terminámos o dia com uma pequena feira onde cada país mostrou um pouco das paisagens, tradições, cultura e gastronomia do seu país.

A manhã do segundo dia foi passada na Casa dos Professores onde visitámos as instalações, que inclui um pequeno museu, assistimos a um seminário sobre “Bullying” e realizámos atividades de reflexão sobre esta temática. Depois do almoço, já na Scoala Gimnaziala Nr. 1 Branesti, tivemos workshops de pintura e drama com o conhecido ator romeno Stefan Iancu, onde ensinámos o Bailinho da Madeira aos amigos parceiros. Foi um dia muito divertido!

No terceiro dia realizámos muitas atividades divertidas. Juntamente com os colegas da Turquia que se juntaram online, fizemos um coração em origami, escrevemos uma mensagem e entregámos a um novo amigo. Depois dirigimo-nos ao jardim onde realizámos uma divertida flashmob e terminámos a manhã a elaborar um poster na aplicação Canva. Depois do almoço, assistimos ao Festival Internacional onde cada país apresentou a sua visão sobre a Amizade e o combate ao Bullying. Houve ainda canções, danças e muita animação! Realizou-se depois a cerimónia de entrega de certificados e o jantar de despedida que foi mais uma oportunidade de convívio e amizade entre todos os países parceiros.

Depois foi tempo de regressar e levar no coração todos os novos amigos e este país repleto de gente maravilhosa! Multumesc Romania!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.