A nossa escola comemorou o Dia da Família a 12 de maio, proporcionando uma diversidade de atividades a todas as crianças e respetivas famílias.
O evento iniciou com as receção dos convidados especiais (as famílias) que foram homenageados pela escola, na voz da Diretora Lucília Neves, através de um texto de conteúdo muito significativo.
Seguiu-se o momento da Ação de Sensibilização alusiva à Família (Família em parceria com a Escola), orientada pela ilustre oradora Lúcia Fragoeiro. A abordagem à temática (de valor infinito) proporcionou a reflexão, a sabedoria, a aprendizagem, a experiência, os valores, a humanidade, o profissionalismo, entre outros. Certamente a maior lição de vida sobre a Família e a Escola. Um privilégio usufruir de momento verdadeiramente especial e enriquecedor na e para a vida familiar e escolar.
Enquadrado na Sessão de Sensibilização, as famílias e os seus educandos participaram numa atividade de construção de puzzle e registo de palavras resultantes de reflexão em contexto de sala de aula na sequência do desafio “Família é…”. O painel composto retratou o interior das criancinhas e a imagem singular de cada família (retrato de uma pequenina comunidade).
A Família Biológica e “Família de Coração” uniu-se para homenagear alguém que faz a diferença no mundo dos pequeninos e igualmente na vida dos adultos. Na voz singular da discente Lara Teixeira surgiu a melodia “Gosto de Ti“ (André Sardet, adaptação), e no discurso dos demais intervenientes, a sala ficou envolvida nos mais puros sentimentos. Tão única, a nossa querida oradora! Que excelente caminhada como profissional e como ser humano! Aquele momento que culminou num misto de emoções,… Aquele momento que as palavras ficam aquém…
Em convívio saudável, e ao som de música ambiente, a escola juntou-se no seu “Lanche Convívio”.
A finalizar o programa as crianças e os membros da família participaram nos Jogos Tradicionais. O campo ficou repleto de vida, felicidade, energia, cooperação, desafios, conquistas, vitorias, valores, apoio, sons, cores, entre outros. No desfecho dos jogos, e em gesto simbólico, os participantes receberam um Crachá de Participação.
Em complemento, e ao longo da semana, desenvolveu-se uma atividade no domínio humanitário no intuito de apoiar algumas famílias. O Cantinho Solidário nasceu no propósito dos valores que o ser humano deve promover pessoalmente e em comunidade/sociedade. O sucesso da atividade manifesta claramente a expressão singular dos valores (generosidade, bondade, partilha, união, amizade, …). A registar que os bens adquiridos serão cedidos a uma instituição de caridade/solidariedade.
A escola agradece infinitamente a singular colaboração de todos os envolvidos na festividade.
Somos uma escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar inaugurada em Junho de 1999. Pertencemos ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.