Friends at Home, Friends Abroad

Iniciámos o nosso projeto Friends at Home, Friends Abroad no âmbito do programa Erasmus+ com o encontro inicial na Turquia, de 6 a 10 de novembro. O projeto Friends at Home, Friends Abroad tem como objetivos principais:

  • reduzir o bullying nas escolas através da formação de professores, atividades com alunos e pais e intercâmbio de alunos e professores;
  • partilhar as boas práticas europeias e observar os sistemas de ensino das escolas parceiras durante as mobilidades de alunos e professores;
  • consciencializar os participantes sobre os direitos das crianças, a discriminação e o bullying, reforçar o diálogo intercultural entre diferentes grupos étnicos, migrantes e refugiados e promover a paz, a tolerância e a compreensão mútua;
  • fortalecer as habilidades digitais de alunos e professores através de seminários, atividades do projeto nas escolas e intercâmbios;
  • aumentar o nível em línguas estrangeiras, seis línguas maternas e inglês através das mobilidades e atividades de projeto.

Esta foi a primeira oportunidade de conhecer presencialmente os nossos parceiros da Turquia, Bélgica, Espanha e Roménia e as respetivas escolas. Sem dúvida, um grupo de trabalho fantástico!

Além das reuniões de trabalho que se dedicaram à discussão, organização e planificação de todas as atividades relacionadas com o projeto e a sua implementação local em cada escola, os parceiros tiveram a oportunidade de visitar a escola anfitriã e alguns dos pontos turísticos das belíssimas cidades de Ancara e Istambul.

Fomos sempre recebidos com enorme simpatia e um calor humano inexcedível. Conhecemos a escola T.C. MEB ONDER ATA ILKOKULU, em Ancara, onde fomos presenteados com músicas e danças tradicionais. Nestes dias pudemos igualmente conhecer um pouco da cultura, história e gastronomia turcas. Foram, sem dúvida, dias inesquecíveis e que demonstraram muito da simpatia do povo turco.

Escola da Marinheira

Somos uma escola do 1ºCiclo com Pré-Escolar inaugurada em Junho de 1999. Pertencemos ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

Deixe o seu comentário...

%d bloggers like this: