“Queremos crianças saudáveis? Descasque mais e abra menos embalagens!” Este foi o lema que deu o mote à comemoração do Dia Eco-Escolas, este ano com atividades conjuntas com o Dia da Família.
O Projeto Eco-Escolas, de ampla diversidade de campos de intervenção, celebrou mais um ano de gratificação pelo trabalho desenvolvido, envolvendo toda a comunidade escolar (pessoal não docente, pessoal docente, alunos, familiares, meio envolvente…).
O tema da Alimentação Saudável e Sustentável foi o ponto de partida para a organização de diversas atividades que foram sendo desenvolvidas de 18 a 20 de maio. O objetivo máximo foi o de proporcionar aos alunos e restantes elementos do espaço escolar, diferentes experiências e contactos, de modo a consciencializarem-se de uma cultura de alimentação baseada em produtos naturais e de fácil acesso, promotora de hábitos de vida saudáveis.
Assim, no dia 18 de maio, as crianças tiveram a oportunidade de realizar uma atividade, orientada pela Professora Sofia Melo, cuja finalidade se prendia com a criação de uma “Lancheira Saudável”, que representaria um exemplo dos muitos possíveis de realizar. As crianças puderam, elas próprias, “pôr as mãos na massa”, literalmente, e confecionar bolachas de aveia, recorrendo a produtos do dia-a-dia, menos prejudiciais ao organismo. Para além disso, tiveram a oportunidade de aromatizar água natural, com ervas aromáticas e cascas de frutos, de modo a torná-la mais apetecível. De uma maneira geral, a atividade decorreu da melhor das formas, os alunos revelaram-se muito interessados e puderam reter informação importante, no que fiz respeito a elementos da Roda dos Alimentos, que devem estar presentes nas nossas refeições, até nas mais simples como os lanches.
Ainda no mesmo dia, e durante a tarde, a escola recebeu a presença do Chef Yves Gautier, que exerce funções no Hotel Quinta do Jardim da Serra e é membro da organização “Organica”. O convite endereçado ao referido Chef relacionou-se com o seu interesse por usar produtos naturais, biológicos e tradicionais nas suas ementas. A sua atividade com as crianças dividiu-se em duas partes: a primeira, relacionou-se com a confeção de um caldo, em que os produtos usados seriam aqueles que menos esperávamos – as cascas dos legumes, que normalmente não usamos. O seu objetivo primeiro seria levar as crianças a reconhecer que, para elaborar uma boa refeição, consistente e saudável, não é necessário grande investimento nem muita elaboração.
No dia seguinte, 19 de maio, a atividade prosseguiu novamente com o Chef Yves Gautier. Os alunos deram continuação ao que tinham realizado no dia anterior. O objetivo seria adicionar ao caldo confecionado, diferentes ervas aromáticas, provenientes dos “Canteiros Móveis” criados na Escola. Assim, elaboraram-se diferentes provas, envolvendo ervas como o funcho, hortelã, aipo, segurelha… Apesar dos sabores intensos, os alunos adoraram experimentar as ervas nestas formas diversificadas!
Para que houvesse um melhor entendimento e enquadramento da temática, foi convidado um nutricionista, Dr. Miguel Andrade, para que conseguisse transmitir às crianças a necessidade emergente de possuir hábitos de vida saudáveis, que conduzam a um estilo de vida equilibrado e consciente. Os alunos que participaram nesta Ação de Sensibilização foram os do 3º e 4º anos. Na sua opinião, esta Ação foi muito importante pois permitiu esclarecer algumas dúvidas e lançar desafios de consciencialização da importância de mudança de hábitos de rotinas alimentares.
O culminar das atividades realizadas deu-se na comemoração do Dia Eco-Escolas/Dia da Família, no dia 20 de maio. Toda a comunidade educativa, incluindo os familiares de alunos que aceitaram o convite para participar nestas comemorações, reuniu-se no refeitório, para dar início às atividades programadas para este dia. Assim, a Professora Janette Ramos, Coordenadora do Projeto Eco-Escolas, fez um enquadramento do tema escolhido, na medida em que seria necessário explicar à Família a justificação do seu convite e da pertinência em aliar Família à Alimentação das crianças.
Em seguida, toda a escola se uniu, para ver o hastear da Bandeira, símbolo representativo das boas práticas ambientais adotadas por toda a comunidade escolar. Ao som do “Hino à Floresta”, as crianças viram surgir no ar, o verde da Bandeira, elemento emblemático das questões ambientais. O mérito de receber a bandeira, é ainda mais reconhecido, quando se apresenta o facto da EB1/PE Marinheira ter recebido um prémio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, associado à eficiência energética (redução em cerca de 14% do consumo de energia) e um certificado de “Escola de Qualidade”, entregue pela ABAE (entidade que gere o Programa Eco-Escolas).
Falar de Alimentação Saudável requer, obrigatoriamente, desenvolver hábitos de vida saudáveis, envolvendo a prática de exercício físico. No seguimento desta ideia, foi proporcionada a toda a comunidade educativa uma aula prática de Body Combat e Sh’Bam, em que todos participaram de forma efusiva, amigável, numa perspetiva de partilha de tempo útil e de qualidade! Estas aulas foram dadas pelos Professores Pedro Sousa e Mariana Sousa, respetivamente, uma forma de rentabilizar as qualidades subjacentes dos recursos humanos da Escola!
No final da atividade e para terminar em grande, as crianças puderam partilhar com os familiares presentes a sua “Lancheira Saudável”, composta pelas bolachas de aveia (confecionadas por si anteriormente), pelos amendoins (gordura saudável) e pela água aromatizada com ervas. Foi notório o envolvimento familiar neste momento, precioso, de partilha do mesmo espaço e das mesmas emoções! Para além destes elementos, a “Lancheira” continha ainda uma moldura elaborada pelos alunos com o retrato da família e um pequeno livro de receitas “Sete Dias Saudáveis”, que poderá ser uma rampa de lançamento para mudanças de hábitos em ambiente familiar.
No turno da tarde, e porque se tornou fundamental uma atividade que fortalecesse os laços e elos de ligação entre diferentes pares, foi realizada a atividade “Yoga vem à escola”, promovida pela professora Ângela Leite e algumas colegas suas, ligadas à atividade. As crianças vivenciaram algumas orientações que significaram novidade e mostraram-se recetivas à prática!
Esta aproximação fundamental entre a Escola e a Família, também ficou patente na exposição dos trabalhos que concorreram ao Concurso “Pacote de leite usado pode ser reutilizado!” A adesão evidencia a preocupação em participar nas atividades, de modo a que o trabalho em casa seja uma continuação da tarefa iniciada na escola!
Foram dias em grande! Homenageámos a Natureza, consciencializámo-nos de práticas fáceis e divertidas de desenvolver hábitos de vida saudáveis e sustentáveis e contribuímos para a poupança de desperdícios, que se transformam em mudanças de vida, para muitas pessoas. De certo modo, sentimos que o dever foi cumprido, sempre com a ideia de que no amanhã podemos sempre fazer e ser melhor.
Para ver algumas fotografias das comemorações do Dia Eco-Escolas e Dia da Família clique AQUI.
Visite o nosso site dedicado às atividades Eco-Escolas.
Veja as notícias mais recentes e deixe o seu comentário.
Clique AQUI.
Somos uma escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar inaugurada em Junho de 1999. Pertencemos ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.