Pão-por-Deus

No dia de hoje a escola da Marinheira comemorou, como é habitual, a festa do Pão-por-Deus que, embora celebrada no dia 1 de novembro – Dia de Todos os Santos – a Escola antecipa sempre esta tradição para o dia 31 de outubro.

Ao longo dos dias que antecedem esta festividade, toda a comunidade escolar envolve-se na preparação de atividades que culminam com a típica partilha do Pão-por-Deus. Assim, em Expressão Plástica, os alunos realizam composições alusivas e elaboram os saquinhos do pão por Deus, privilegiando a reutilização de materiais. O docente de Expressão Musical ensaia com os alunos canções alusivas ao Pão por Deus e outono. Os docentes das restantes disciplinas (Curricular, Enriquecimento e Pré-Escolar) realizam trabalhos e efetuam pesquisas sobre a origem desta celebração. Aos Docentes responsáveis por este projeto, cabe a montagem da exposição dos trabalhos recolhidos nas diversas turmas, aos quais acrescentam informação alusiva à origem desta tradição e criam um quadro alusivo a esta celebração.

Os pais/E.E. colaboraram para esta tradição, enviando alguns frutos de época, aos quais se juntaram outros adquiridos pela escola.

Num momento de grande alegria e camaradagem, os alunos deslocaram-se até ao refeitório, onde entoaram as canções ensaiadas e realizaram a partilha. Este momento serviu também para se fazer uma reflexão sobre alguns valores, tais como a amizade, a solidariedade e o sentido de partilha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *