Pão-por-Deus

No dia 29 de outubro, celebrou-se o Pão-por-Deus na nossa escola. As turmas dirigiram-se individualmente ao refeitório para a partilha dos frutos, respeitando as medidas do Plano de Contingência.

Desta forma, os alunos, com a ajuda dos professores, colocaram nos seus saquinhos frutos e algumas guloseimas que estavam expostos. Houve uma preparação prévia para esta festividade ao longo das últimas semanas. Todas as turmas trabalharam este tema nas curriculares e nas atividades de Expressão Plástica e de Biblioteca, realizando diferentes trabalhos: hora do conto, audição de músicas, feituras de sacos, ilustração de quadras, livro da Origem do Pão por Deus, composições, recontos, desenhos e criação de histórias. Estes maravilhosos trabalhos, realizados com empenho e criatividade, embelezaram o Painel do Pão por Deus, situado no hall de entrada. Todos os alunos, sentiram-se motivados e entusiasmados ao explorar este tema. E, acima de tudo, compreenderam a importância de manter esta tradição. Sendo esta tradição oriunda do nosso país, entenderam a importância da mesma e de cultivar os valores da partilha e da solidariedade.

Para além destas atividades, foi organizado um concurso intitulado Sacos do Pão por Deus destinado às crianças do Ensino Pré-Escolar. Os participantes elaboraram, com a ajuda dos seus familiares, diferentes trabalhos, utilizando, na sua maioria, materiais reciclados. Todos os trabalhos ficaram expostos no hall de entrada para que toda a comunidade escolar tivesse a oportunidade de apreciar o empenho que colocaram na realização destes sacos. Foram atribuídos prémios aos trabalhos mais criativos e bem elaborados e pequenos brindes a todos os que participaram.

Estão todos de parabéns por todo o trabalho desenvolvido!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *