Pão-por-Deus

Na manhã do dia 31 de Outubro, a nossa escola assinalou com muita alegria o Pão-Por-Deus. As crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo reuniram-se por grupos em redor de uma grande mesa repleta de frutos de Outono e guloseimas. Com os saquinhos preparados, acompanhadas pelo Professor de Educação Musical, Professores e Diretora, entoaram alegremente algumas canções alusivas ao dia durante a partilha.

Muitos alunos foram capazes de recontar que esta data teve origem após o terrível e longínquo terramoto de Lisboa ocorrido a 1 de Novembro de 1755, Dia de Todos os Santos. Este acontecimento originou muita destruição, pobreza e carência de alimentos na cidade, tendo obrigado grande parte da população a bater de porta em porta com um saquinho, pedindo “um pão por amor a Deus”. As pessoas mais abastadas ajudaram com pão e frutos secos e ficou a tradição.  A data converteu-se numa símbolo de partilha e boa vontade entre todos.

Que esta efeméride permaneça e continue a ser assinalada, relembrando a importância de valores primordiais como a bondade, a  generosidade e o altruísmo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *