Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais

Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais

Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Escola da Marinheira, à semelhança de anos anteriores, planificou diversas atividades alusivas ao tema da inclusão, chamando a atenção dos alunos e comunidade educativa em geral, para a relevância de compreender e respeitar as necessidades sentidas pelas pessoas com limitações/dificuldades.

As atividades planeadas tiveram uma introdução que serviu como motivação e preparação de materiais para o placard, na semana anterior ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e contaram com a colaboração dos professores titulares do primeiro ao quarto ano e das educadoras titulares dos dois grupos da Pré. Estes trabalhos foram posteriormente expostos no hall de entrada. As atividades projetadas foram: para a educação Pré-Escolar, a decoração de ouriços com as mãos; para o primeiro ano realizou-se a mesma atividade, mas com o complemento da escrita de palavras inclusivas a acompanhar, palavras estas enumeradas pelos próprios alunos; para o segundo ano elaborou-se um poema coletivo sobre a inclusão e ilustraram-se imagens alusivas à história; para o terceiro ano realizou-se um acróstico sobre a inclusão e para os alunos do quarto ano solicitaram-se mensagens inclusivas individuais.

Nos dias três e quatro de dezembro, a celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, decorreu de manhã entre as 9h30m e as 12h00m, para as turmas da Pré-Escolar, 1.º e 2.º ano e de tarde, das 16h00 às 17h00, para as turmas do 3º e 4º ano. A sensibilização decorreu a partir da sensibilização e visualização da curta-metragem: “O Ouriço” para todos os alunos desde a Pré ao 4.º Ano. Posteriormente abriu-se espaço ao diálogo e reflexão com os alunos sobre a temática da inclusão e sobre a curta-metragem e depois deu-se a realização de atividades alusivas à curta-metragem como, por exemplo, o jogo do loto para os meninos da educação Pré-Escolar, jogos didáticos diversos no painel interativo para os diferentes anos de escolaridade do primeiro ao quarto ano.

A participação das crianças e alunos e o envolvimento dos docentes foi muito positivo, frutífero e gratificante, pois constatámos que os mesmos entenderam a mensagem transmitida de Tolerância, Respeito, Aceitação, Inclusão e Amor ao Próximo.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *